Saltar al contenido

Descubra as origens do bingo

origens do bingo

Os jogos de azar são uma das principais formas de entretenimento. Neles, além de passar bons momentos e se divertir, os participantes fazem apostas com o intuito de obter ganhos econômicos. Dentro a categoria dos jogos de azar, o bingo é um jogos dos mais populares.

O jogo é um elemento que acompanhou o desenvolvimento dos homens desde o início da história. Ao longo dos anos, habitantes de diferentes culturas incorporaram diversas práticas lúdicas cotidianamente.

Neste artigo lhe contaremos quais são as origens do bingo: desde seus primórdios até o surgimento do video bingo, uma forma de jogar muito moderna que foi possibilitada pelos avanços tecnológicos. Confira tudo a seguir!

Os antecedentes do bingo

Os historiadores não puderam estabelecer uma data, nem uma origem exata para o surgimento do bingo. Alguns indicam que o bingo começou com a civilização romana. Supostamente, os habitantes da Antiga Roma se divertiam fazendo sorteios de fichinhas com diferentes símbolos e figuras, e completando uma tabela na qual apareciam as mesmas imagens.

Outra versão afirma que o bingo surgiu em 1530, na época do Renascimento na Itália, onde se jogava o Gioco del Lotto, um jogo parecido com uma loteria e que tinha 90 bolinhas.

Durante o século XVIII o bingo se estendeu pelo continente europeu, principalmente na França. Foi lá que apareceram as modificações que depois dariam origem ao bingo como o conhecemos hoje: diferentes cartões para cada jogador nos quais se apontam os números e uma pessoa que indica quais bolas aparecem.

Dessa forma, o bingo foi ganhando popularidade durante o século XIX. Inclusive em alguns países, como na Alemanha, era considerado uma prática educativa que servia para ensinar matemática nos colégios.

A expansão nos Estados Unidos

Graças à imigração, o jogo chegou aos Estados Unidos e virou um entretenimento comum nas feiras das mais diversas cidades. Era conhecido como “beano” porque se utilizavam beans (feijão, em inglês) para marcar os números nos cartões.

Edwin Lowe, um fabricante de brinquedos novaiorquino, descobriu o jogo em um festival no estado de Georgia e, ao voltar para Nova Iorque, decidiu impulsionar o jogo.

Contratou o matemático Carl Leffler para que estudasse probabilidade. Depois de meses de trabalho e investigação, ele criou mais de 6000 cartões com diferentes combinações numéricas.

A partir daí, o bingo virou um divertimento muito popular, chegando inclusive a ser jogado em igrejas para arrecadar fundos e ajudar ao desenvolvimento das comunidades em diferentes partes do país.

Um dado curioso é que o nome “bingo” nasceu de um erro de um dos amigos de Lowe. Quando estava jogando, ao invés de gritar “bean”, ele falou “bingo”, dando origem à denominação atual.

O auge do bingo online

Os avanços tecnológicos possibilitaram o surgimento das modalidades de bingo que se jogam em linha. Esta modalidade vem ganhando cada vez mais importância, especialmente no Brasil. Entretanto, devemos nos recordar que, em 1942, os jogos de azar foram proibidos de serem praticados em locais físicos e esta determinação continua vigente.

Com isso, os bingos online ganharam muito espaço e popularidade no Brasil.

É difícil de acreditar, mas o primeiro bingo online não é tão antigo. Ele surgiu em 1996 e foi chamado de Bingo Zone. Este jogo era gratuito, mas apenas podia ser desfrutado em inglês. Com o passar dos anos apareceram novas versões nas mais diferentes línguas.

Que tal desfrutar dos prazeres de jogar bingo online agora?